top of page

Banho em Semi Jóias!

  • Bianca Beltrão Silva
  • 11 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Provavelmente você já ouviu falar do banho em semi jóias, mais entender esse processo é o que faz toda a diferença!!!

Saiba que o principal segredo são os banhos dessas peças.

Ao contrário das joias puras, que são compostas inteiramente por metais nobres, as semi jóias possuem camadas deles, por isso, falamos que elas são banhadas ou folheadas.

Então, está na hora de entender o passo a passo do processo de produção dessas peças. Vamos lá!!!



Primeira etapa: limpeza da peça bruta.

É fundamental que a peça bruta seja limpa antes de entrar no banho, as peças são limpas em maquinários (campana, vibrador, etc.) para que cada uma esteja completamente limpa.

O desengraxante eletrolítico também é uma parte importante do processo de limpeza das peças, ele realizada uma limpeza fina nas superfícies metálicas, permitindo uma deposição isenta de manchas e com boa aderência.

Segunda etapa: cobre alcalino.

É a primeira camada que a peça recebe após a etapa de limpeza e de tratamento da superfície. O cobre alcalino confere à ela um ótimo nivelamento e visa eliminar o máximo possível de imperfeições na superfície da peça.

Terceira etapa: cobre ácido.

O banho de cobre ácido, que proporciona o acabamento rigoroso da peça, até mesmo para que ela se encaixe de forma confortável no corpo, deixando a peça lisa o que é essencial

Quarta etapa: paládio

É um processo que apresenta excelente resistência a corrosão, usado para ser um substituto do níquel, um dos grandes diferenciais do Paládio é que ele é um banho antialérgico, sua aplicação é fundamental para evitar qualquer tipo de constrangimento com seus clientes.

Quinta etapa: banho de pré ouro.

Esta camada é dada após o processo de aplicação de paládio e é realizada com o intuito de proteger a peça, ela é responsável por dar uma perfeita aderência ao banho principal.

Sexta etapa: aplicação do metal nobre.

Nesse processo ocorre a eletrólise, uma reação química que garante a união dos dois compostos.

Geralmente, o latão( uma liga metálica constituída em média de 70% de Cobre e 30% de Zinco) é utilizado como metal não nobre na peça base, e é unido a metais nobres como ouro, prata e ródio

Sétima etapa: cor final da peça.

O objetivo desse processo é determinar um padrão de tonalidade homogêneo, com boa resistência à perda de brilho e mudanças de cor, em função da oxidação.

Oitava etapa: aplicação do verniz.

É o penúltimo processo da galvanoplastia, onde a peça recebe uma camada especial de acabamento, que cobre toda sua superfície, essa camada é uma película orgânica totalmente transparente e aderente, conferindo a peça mais proteção e durabilidade.

Nona etapa: secagem.

É o processo final do banho, no qual as peças são colocadas em centrífugas ou fornos, que eliminam qualquer resíduo de água que ainda podem estar presentes, esse processo é importantíssimo para que a peça não fique com nenhuma marca indesejada.


Após todos estes processos a semi joia estará pronta para uso.


Um processo que ainda pode vir antes do verniz é o aplique de ródio, porem apos este processo a peça volta para o banho e é aplicado o verniz para garantir uma maior durabilidade das semi joias.


Para garantir uma semi joia linda e de boa qualidade todas as nossas peças passam por todas estas etapas do banho!

Assim temos a garantia de uma semi joia de ótima qualidade para nossos clientes!!!




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

(35)99850-7111

©2019 by Lapiz Lazuli Semi Jóias. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page