top of page

Pérolas !

  • Bianca Beltrão Silva
  • 21 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

As pérolas sempre foram muito apreciadas ao longo da história da humanidade!

Então vamos conhecer um pouquinho mais sobre acessório que deixa qualquer look charmoso e elegante.



Uma pérola (também designada por margarita) é um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos, as ostras e mexilhões, em reação a corpos estranhos que invadem os seus organismos, como vermes ou grãos de areia.

É valorizada como gema e trabalhada em joalheria.

A pérola é envolvida naturalmente em nácar e bicarbonato de cálcio produzidos pela ostra.

As pérolas também podem ser obtidas de forma artificial, através de cultivo, para isso, insere-se no interior da ostra perlífera, entre o manto e a concha, um objeto minúsculo, causando uma pequena inflamação.

É o envolver desse objeto com sucessivas camadas de madrepérola que formam a pérola.

As pérolas de melhor qualidade encontram-se no Golfo Pérsico(pérola do oriente).

Existe também produção na Índia e Sri Lanka, na Austrália, no Taiti e na América Central.

As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão.

Podemos notar também que as pérolas nem sempre são iguais, umas das outras, existem umas mais rosadas, outras mais escuras, isso porque dependendo do local onde a pérola é formada ela possui características e cores específicas.

As variações na cor e na forma dependem do tipo de molusco que a produz e também do ambiente em que ele vive.

As raras pérolas negras, são formadas quando um grão de areia fica preso em um tipo específico de ostra, a Pinctada margaritifera, uma ostra do Taiti que, em vez de ter uma coloração clara como as outras ostras, possui uma listra no seu interior que tem coloração escura, se a pérola se formar em contato com a listra, o resultado será o objeto negro porem são as mais raras e apreciadas.




Pérolas de água doce e água salgada.

Saiba a diferença!

As pérolas de água doce são encontradas em rios, lagos e baías, e também podem ser cultivadas em cativeiro. Além do seu cultivo ser muito mais simples do que as pedras de água salgada, os moluscos que produzem a pérola de água doce podem apresentar até 10 pérolas por vez, apesar disto seu formato é mais alongado, com isso o seu custo é mais baixo que o de uma pérola de água salgada!

Já as pérolas de água salgada também podem ser cultivadas em cativeiro, porem apresentam apenas uma ou duas por molusco, mais são as mais apreciadas pelo seu formato ser mais esférico do que as de água doce.



Pérolas sintéticas:

Além das pérolas naturais e cultivadas, é possível contar também com as opções artificiais, que são extremamente mais acessíveis e são muito bonitas.

As pérolas Shell são imitações perfeitas da gema natural e muito usadas na produção de semi jóias.

São feitas de porcelana ou resina e cobertas com um pó de madrepérola.

Já as sintéticas, possuem o núcleo de plástico(ou de vidro em alguns casos)coberto por uma camada de tinta e verniz. São peças produzidas com auxílio da tecnologia, por isso possuem um formato redondo perfeito.

A grande vantagem da pérola sintética plástica é que você pode ter várias cores, formatos e tamanhos, podendo fazer uso em diversos modelos de acessórios e o seu custo-beneficio é excelente!


Sejam verdadeiras ou artificiais as pérolas tem o poder de deixar o look lindo!

"Então não esqueça deste acessório"


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post

(35)99850-7111

©2019 by Lapiz Lazuli Semi Jóias. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page